Tanaka Guitar Tech

Tanaka Guitar Tech

Entre em Contato!

tanakaguitartech@gmail.com
15 3021-8399
Rua João Mercado, 300 - Sta. Rosália - Sorocaba -SP

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Blender Pot - Opções na eletrônica dos Instrumentos

Olá pessoal!

Desta vez, apareceu por aqui na Tanaka Guitar Tech, um grande músico de Sorocaba, o Armando Fernal (clique aqui para conhecer o trabalho dele) com um excelente violão taylor, com um sistema de captação de som muito bem elaborado, chamado de Taylor Expression System, que possui 03 sensores de captação sendo um para as vibrações das cordas e os demais para as vibrações do corpo. 
O Fernal quis também adicionar mais um sistema de captação para complementar o Taylor, e colocou um LR Baggs M1 Active. Um tremendo humbucker com um mecanismo de prevenção de feedbacks fabuloso e evidentemente um ótimo timbre.
Quando ele fez a intalação da primeira vez, não nos conhecíamos e ele levou em uma outra ótima oficina com um profissional muito reconhecido no meio musical, lá da capital. Porém, a instalação que foi realizada apenas desligava o Taylor Expression System e o LR Baggs ficava funcionando o tempo todo, limitando bem a gama de possibilidades que a utilização de dois sistemas poderia oferecer.
Sugeri a ele a colocação de um blender, cuja utilização poderia oferecer:
- Utilizar apenas o Taylor Expression System;
- Apenas o LR Baggs M1a;
- 50% de cada sitema
- Conforme a posição do knob, a dosagem percentual com que cada sistema entra na jogada!

Chega de papo e vamos às imagens:

LR Baggs M1a

Taylor Expression System visto de dentro


Aqui a limitada ligação efetuada anteriormente

Esta foi a solução da Tanaka Guitar Tech - Blender Pot!

Esses foram os desenhos originais efetuados aqui na Tanaka Guitar Tech para a confecção do circuito customizado, sem maquiagem, sem Photoshop, sem esconder a celulite de ninguém hehehe.
Em breve vou postar mais um circuito custom desenhado aqui especialmente para o Gustavo Marques, excelente guitarrista da banda Maria Madame.
Caso tenha alguma dúvida referente aos circuitos apresentados aqui, ou queira desenvolver alguma idéia mirabolante no seu instrumento, entre em contato que no mínimo tentaremos resolver o seu problema.

Abraz!

3 comentários:

  1. Bom dia!! Excelente post! Gostaria de entender mais sobre o blend. Eu tenho um Walden com Pre Fishmann Presys Blend (aquele com mic interno) + o rastilho Fishmann Matrix Acoustic. Eu estou achando o ganho dele (volume) nao muito alto. Enfim, um amigo me indicou a instalação do LR Baggs, porém no meu entendimento não posso perder o sistema já instalado, até porque o violao já está furado nas dimnesões do pré. O que você sugere amigo? Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio! Pelo o que eu entendi da sua pergunta, é possível fazer exatamente a mesma coisa que foi efetuada no Taylor. Você mantém o sistema que está no violão e adiciona o LR Baggs. Com um potenciômetro para executar o blend entre os dois sitemas. Quando ele está no 0, um sistema apenas está funcionando. Quando estiver no 10, apenas o outro estará funcionando e tudo o que estiver entre 0 e 10 será a mistura percentual entre os dois sistemas.

      Excluir
  2. Entendi! Mauro, e pela tua percepção e experiencia com o Armando, vocês acharam que houve um ganho significativo no volume do violão? Ou o ganho foi mais na qualidade da captação? Minha preocupação com o volume é porque nem sempre onde tocamos tem um som bacana, as vezes parece que a banda engole o som do violão rs. Então estou na duvida se o blend resolve meu problema ou se um piezo mais eficiente é jogo (como os PREFIX, por ex.) abraço

    ResponderExcluir