Tanaka Guitar Tech

Tanaka Guitar Tech

Entre em Contato!

tanakaguitartech@gmail.com
15 3021-8399
Rua João Mercado, 300 - Sta. Rosália - Sorocaba -SP

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Guitarras Arch Top - Colocação da Ponte

Olá pessoal, aqui vamos nós com mais um post relatando a utilização de uma ferramenta muito legal aqui na Tanaka Guitar Tech, o The Simple Centerline Finder fabricado pela Luthier Supliers.
Normalmente as pontes das guitarras acústicas ou Arch Top (como eles dizem lá) não possuem fixação para a sua ponte, o que pode fazer com que desavisados ao retirar todas as cordas, percam a localização correta ou da distância correta do nut até ela, ou do ângulo que deve ser perpendicular ao eixo central ou center line (como eles dizem lá). Este detalhe, se não for observado com cuidado, comprometerá severamente a entonação do instrumento.
Como a luthieria de forma geral não é uma ciência exata, existem várias formas de se chegar ao mesmo resultado. As fotos do procedimento demonstram a utilização desta ferramenta específica aqui na Tanaka Guitar Tech.








O ideal para o posicionamento correto da ponte, é que seja traçada uma linha central ao longo do braço, indo até o final do corpo. Reparem que a ferramenta utilizada "acha" o centro do braço e faz uma linha virtual pelo centro do instrumento.














Ao lado, a linha central virtual traçada. Reparem na peça acrílica que desliza sobre a régua, permitindo desta forma, a colocação da ponte no esquadro. Reparem também que o cordal está envolvido com uma flanela para que não danifique o belíssimo acabamento do instrumento enquanto o procedimento é realizado.




Após a verificação da posição da ponte em relação ao nut, e com a ajuda do Center Line para colocá-la no esquadro, colocamos a ponte na posição correta. Para evitar que este posicionamento se perca, fazemos as marcações com fita crepe (ver foto abaixo)








Procedimento finalizado, aguardando a colocação da cordas.













Bom pessoal, por hoje é só! No próximo post, escreveremos mais detalhes sobre a operação com o (lendário) Neck Jig.

Abraz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário