Tanaka Guitar Tech

Tanaka Guitar Tech

Entre em Contato!

tanakaguitartech@gmail.com
15 3021-8399
Rua João Mercado, 300 - Sta. Rosália - Sorocaba -SP

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Meu instrumento não afina.... Devo trocar as tarraxas?

Bom dia!

Estou aos poucos colocando várias coisas em ordem, e por este motivo fiquei tanto tempo sem postar nada por aqui.
Farei uma nova tentativa de retomar as atividades do blog, nem que seja para postar quinzenalmente algo que seja útil aos que nos seguem.
Virão novidades para este ano no campo de transmissão de conhecimento. Aguardem!

Por aqui, farei uma coluna em que cobrirei alguns assuntos que considero importantes e que a todo momento permeiam os fóruns e grupos das redes sociais destinados ao mundo das guitarras, violões e contrabaixos.

A coluna de hoje, como você deve ter lido no título, cobrirá um dos elementos da instabilidade da afinação do seu instrumento:

1. A Tarraxa.

Normalmente um leigo escreve a pergunta do título nos fóruns e nas redes sociais: "Meu instrumento não afina. O que eu devo fazer?" 
Imediatamente, outro leigo responde: "Troque as tarraxas!!"
O desavisado faz a substituição da peça, e para a surpresa dele o problema não foi resolvido, o primeiro pensamento que vem à mente dele é: "como é que aquele especialista que me respondeu não solucionou meu problema?"
O que o "grande especialista" não sabia é que em grande parte das vezes, a instabilidade da afinação é proveniente de uma série de fatores, e existe uma grande chance do vilão não ser a pobre da tarraxa.
Quando alguém com este problema vem até a minha oficina, pergunto se ele sabe trocar as cordas do instrumento. O olhar é sempre o mesmo, um olhar de: "Como assim?!!??" Como uma tarefa tão básica como essa pode ser o grande vilão, o culpado por aquela desafinação toda?
Pois é... em mais de 80% das vezes, mesmo que a resposta seja verbalizada com um: "Claro que eu sei!", na prática a situação é bem diferente.
Veja um exemplo comum de como NÃO se deve fazer:



Este é um dos casos em que a instabilidade da afinação é advinda da colocação descuidada das cordas no instrumento. Quanto mais material enrolado no poste de afinação, mais camadas para serem acomodadas e a cada acomodação de camada, mais problemas com a afinação. O ideal é que sejam dadas poucas voltas (de duas a três) e que se utilize de uma forma de auto-travamento da corda no poste (sem nós nas cordas de aço). 
Ou seja, se você tem dúvidas se a sua tarraxa está frouxa (hehehe) procure um especialista.







Tarraxa é com X ou CH? veja AQUI











Nenhum comentário:

Postar um comentário