Tanaka Guitar Tech

Tanaka Guitar Tech

Entre em Contato!

tanakaguitartech@gmail.com
15 3021-8399
Rua João Mercado, 300 - Sta. Rosália - Sorocaba -SP

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Estabilização de Pontes Flutuantes (Floyd Rose) PT.01

Olá pessoal!

Vou escrever sobre uma adaptação para estabilizar pontes flutuantes - Floyd Rose que realizamos recentemente aqui na Tanaka Guitar Tech.

Dividi este post em duas partes. A primeira vai contar a lógica do funcionamento dessa ponte e os acessórios que foram sendo produzidos ao longo do tempo para incrementar o seu funcionamento. 

1. Histórico, lógica de funcionamento e contras

 
Nos anos 80, quando as guitarras com a ponte flutuante, microafinação, e locking nut, se tornaram populares, as coisas no mundo guitarrístico nunca mais foram as mesmas!
A possibilidade de realizar efeitos com dive bombs extremos e outras modificações decorrentes do efeito de tremolo ficaram mais seguras e estáveis do que nas outras pontes como as da estrato, bigsby, maestro vibrola e outras opções de tremolo.

Foto extraída da Wikipédia




 Ao lado, temos uma visão esquemática do seu funcionamento.

I. A ponte está totalmente equilibrada entre as tensões das molas na parte inferior e das cordas na parte superior.

II. Acionamento - Dive Bomb - a resistência das molas é vencida mecanicamente com o acionamento da alavanca.
III. Retro-acionamento - A resistência das molas se sobrepõe à resistência das cordas

Um dos pontos negativos comumente relatado pelos usuários é que se ocorrer uma quebra de uma corda durante uma gig, a guitarra fica desafinada por completo pois as tensões entre molas e cordas que estavam equilibradas, pendem para o lado das molas já que uma corda se rompeu.


2. Acessórios 


  Um dos músicos que ajudou no desenvolvimento desta ponte e que a tornou um ícone da guitarra virtuosística, o Sr. Eddie Van Halen, desenvolveu também um acessório que acoplado à Floyd Rose, fornecia a possibilidade de se abaixar a afinação da 6a corda de Mi (E) para Ré (D). Esse acessório brilhante, chama-se D-Tuna.



D-Tuna

Para que o D-Tuna funcione perfeitamente, é necessário que o acionamento III visto na visão esquemática acima seja estabilizado (travado), pois se as tensões estão equilibradas e subtamente "afrouxamos" uma das cordas, o efeito gerado será similar ao de uma corda quebrada. Ou seja, todo o conjunto ficará desafinado. Nas guitarras signature do Van Halen, a ponte é instalada sobre o corpo da guitarra, sem o back box (cavidade escavada no tampo do instrumento para permitir a ação da alavanca para trás).

Tremol-No

Existem no mercado alguns acessórios criados para deixar as operações com a Floyd Rose mais versáteis. Acredito que atualmente o que mais se destaca é o Tremol-No.
Este acessório permite três operações:
a) Trava totalmente a ponte para que ela se comporte como uma ponte fixa.
b) Trava apenas o acionamento para trás (ideal para a utilização do D-Tuna)
c) Libera totalmente a ponte. Ela volta a ser totalmente flutuante.

Fim da parte 01.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário